**QUEIJO DE CURVELANDIA** Uma idéia que deu certo.

29/05/2012 08:27

 

De um protesto realizado na rodovia BR 070 por produtores rurais é que surgiu a Festa do Queijo, o motivo do protesto era a reivindicação por melhores preços no leite, segundo o Diretor Técnico do Laticínios Rovigo, Antonio Bornelli, houve na época uma queda expressiva no preço do leite, devido a entrada de produtos lácteos de outros países, comprometendo toda a cadeia produtiva, inclusive a industria de laticínios.

Após três edições da Festa do Queijo o Laticínios Rovigo abraçou a causa e a partir de 2007 o queijo gigante passou a ser fabricado na indústria do laticínio, tendo em vista a importância de garantir seguridade alimentar dentro dos padrões sanitários exigidos pelo S.I.F. (Serviço de Inspeção Federal).

O queijo fabricado pelo Laticínios Rovigo em parceria com artesãs rurais é do tipo minas frescal, e desde 2007 vem superando ano a ano seu próprio Record, em 2007 o queijo pesou 260 Kg, em 2008 pesou 690 kg, em 2009 pesou 750kg, em 2010 pesou 990 kg, em 2011 pesou 1.250 kg e em 2012 novamente superou o Record pesando 1.507 kg.

Para fabricação do queijo de 1.507 kg além de artesãos rurais de Curvelândia, o Laticínios Rovigo convidou 20 alunos da Escola de Laticínios do Instituto Federal de Rondônia e 20 alunos do curso de agroindústria do Instituto Federal de Cáceres, além dos colaboradores do laticínio na pessoa do queijeiro José Edinaldo e da técnica em laticínios Danuza Tavares, para esta empreitada foram envolvidas 73 pessoas. A fabricação começou as 09h da manhã e terminou as 14h, a Cooperativa LACBON também foi parceira na fabricação do queijo.

A Festa do Queijo acontece anualmente no mês de maio no município de Curvelândia, que dista a 311 km da capital Cuiabá, e que além deste evento grandioso, tem também a maior Caverna do Estado de Mato Grosso, a Caverna do Jabuti, com 4 km de desenvolvimento, sendo um dos atrativos turísticos mais belos para os que já visitaram.

O prefeito municipal Maury Souza da Silva, o secretário de turismo Valdeci Delmiro, a gerente de turismo Fabiana Bezerra e comissão organizadora, participaram juntamente com deputados estaduais Ezequiel Fonseca e Airton Português da degustação do maior queijo minas frescal do mundo, que foi distribuído para a população.